Decidi fazer terapia! Como fazer o primeiro contato?
- Raquel Mazo

- 11 de set. de 2023
- 1 min de leitura
Se você nunca fez psicoterapia, é natural que se sinta desconfortável ao pensar em conversar com um profissional que ainda não conhece.
Iniciar algo novo, especialmente quando envolve falar de si, pode trazer insegurança, dúvidas e até certa hesitação.
O primeiro contato não precisa ser perfeito. Você não precisa saber exatamente o que dizer, nem conseguir explicar com clareza tudo o que está vivendo. Esse é, justamente, o trabalho que se constrói ao longo do processo terapêutico.
Na psicoterapia, o objetivo não é oferecer respostas imediatas, mas criar um espaço em que, pouco a pouco, seja possível compreender melhor o que se vive.
Isso leva tempo.

Nos primeiros encontros, cuidamos das condições necessárias para que o trabalho possa começar: definir um horário, combinar o valor e a forma de pagamento, conversar sobre como lidaremos com faltas, férias e imprevistos.
Também faz parte desse momento conhecer o profissional e entender, ainda que de forma inicial, como ele trabalha.
A abordagem psicológica orienta a escuta e a condução do processo, mas a experiência concreta da terapia só se constrói ao longo das sessões.
A escolha de um terapeuta envolve afinidade. Nem sempre esse encontro acontece de forma imediata, e é possível interromper e buscar outro profissional caso não haja identificação suficiente para sustentar o trabalho.
Dar o primeiro passo pode ser difícil, mas também pode abrir a possibilidade de cuidar de si de uma outra forma.
Se isso fizer sentido para você, podemos conversar em uma primeira sessão.

PSICOTERAPEUTA
Sou Raquel Mazo, psicóloga CRP 06/112414, mestra em psicologia, especialista em psicologia clínica e pós-graduanda em psicanálise vincular.
Atendimento on-line


