top of page

Violência em casal

  • Foto do escritor: Raquel Mazo
    Raquel Mazo
  • 11 de jul. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 26 de nov. de 2024

Casais brigam!


casal discutindo

Qualquer relacionamento íntimo é um meio propício para o surgimento de sentimentos intensos que, em alguns casais, pode provocar violências de todos os tipos (física, psicológica, sexual, moral, patrimonial, etc.).


Isso acontece porque as pessoas reajem aos sentimentos de forma automática (ação e reação), sem passar pelo processo de pensar e falar sobre o que está acontecendo.


Todos nós, humanos, temos um potencial para a violência quando provocados por alguém ou por uma situação. Acontece que cada um dá um rumo para a própria agressividade, que faz com que ela possa, ou não, se tornar violência.


Na violência em casal, geralmente um provoca o outro, ao seu modo, e o vínculo tende a se degradar até deixar de existir, pela separação ou outro acontecimento mais trágico. Mas antes disso acontecer, a situação degradante pode ser sustentada por um bom tempo, por ambos os membros de um casal, desde que não haja testemunhas e que nada seja dito em alto e bom som.


Ou seja, é o silêncio e o segredo que sustentam as violências nos relacionamentos.

silêncio sustenta violência

Quando um, ou ambos começam a falar para si mesmos ou para uma testemunha, um terceiro que fique escandalizado com as agressões, a palavra denuncia o que vem sendo vivido. Então algo precisará ser feito, para impedir que a violência continue.


É dessa forma que atua a psicoterapia de casal, tendo o psicoterapeuta como testemunhas, e o casal poderá aprender a falar sobre si, sobre os próprios sentimentos, sobre o outro e sobre a relação, pois conversar é um modo de proteger o vínculo contra as formas disruptivas que a agressividade pode tomar.


Brigar conversando, até mesmo discutindo, sem grandes exaltações, reivindicando e manifestando que algo não está bem, é uma forma saudável de negociar, rever os acordos, cuidar da relação pra que ela sobreviva.



PSICOTERAPEUTA DE CASAL


Sou Raquel Mazo, psicóloga CRP 06/112414, mestra em psicologia, especialista em psicologia clínica e pós-graduanda em psicanálise vincular.


Psicoterapia psicanalítica, psicoterapia de casal e família

Psicóloga em Ribeirão Preto

Atendimento on-line em todas as cidades e países


mais sobre mim



PARA AGENDAR UMA SESSÃO


Entre em contato pelo Whatsapp ou deixe que eu entre em contato com você, preenchendo o formulário de contato no meu site.


BLOG: Blog2
bottom of page